IMPORTAR E EXPORTAR POSTS PERSONALIZADOS NO WORDPRESS

Você está aqui:
  • Home
  • IMPORTAR E EXPORTAR POSTS PERSONALIZADOS NO WORDPRESS

Importar e Exportar Posts Personalizados

O Que São Posts Personalizados

Não é novidade para ninguém que o WordPress é um dos melhores CMS e gerenciadores de conteúdos da atualidade. Com ele, além de blogs nós podemos ter o mundo em nossas mãos. Hoje existem lojas, portais de notícias e complexos sistemas que gerenciam e auxiliam o trabalho de empresas. É no momento em que precisamos de funções específicas que o uso de Posts Personalizados torna-se crucial.

Baseado na estrutura e função dos posts comuns e padrão do WordPress, aqueles tidos como personalizados e customizados são fáceis de perceber. A primeira dica está nas URL’s de suas páginas, via Dashboard por exemplo:

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Exemplo de URL

Perceba o sufixo post_type=cliente. Aqui nós imaginamos ser a solução para um sistema de cadastro, edição e exclusão de clientes. Onde, aquele que está trabalhando em seu desenvolvimento pode realizar inúmeras customizações para que fique do jeitinho que o cliente deseja.

O uso de Posts Personalizados ou Custom Post Types é tão importante e poderoso para desenvolvedores que utilizam a plataforma WP, que o CanalWP possui posts sobre o assunto. Confira o Como Criar um Tipo de Post Personalizado Sem Plugin e também o Gerencie Taxonomia e Custom Post com Types. Esse dois artigos vão te mostrar passo a passo como ter posts personalizados no WordPress, seja por meio de código PHP e manipulação do arquivo functions.php, ou com a utilização de plugins.

Exemplo de Uso

Caso a ideia e objetivo na utilização de posts personalizados no WordPress ainda esteja meio confusa em sua mente, vou te mostrar alguns exemplos de uso na prática. Confira a imagem abaixo:

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Cadastro de Cliente

Na imagem estamos vendo um cadastro personalizado, onde a utilização de um custom post type é fundamental. Assim, podemos concluir que a sua URL seja post_type=cliente, como vimos anteriormente. Podemos perceber também que com o post personalizado foi possível criar fields ou campos específicos para a necessidade do projeto, como Nome, Dados Pessoais, etc.

Exportação de Posts Personalizados De Um Site

Se você sabia o que são e já utiliza Posts Personalizados em seus sites WordPress, o próximo passo é conhecer e aprender sobre o processo de exportação dos seus custom post types. Os passos são simples e tudo que você precisa é estar logado na área administrativa do seu site WordPress onde os Posts Personalizados existem.

Acesse Ferramentas > Exportar. Você verá uma listagem com diversas opções com escolhas para exportação.Como o exemplo que estou utilizando aqui é para o custom post type clientes, será essa opção a que vou escolher. Escolha aquela referente ao seu post personalizado e depois clique no botão Download do arquivo de exportação.

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Exportação de Posts Personalizados

Ao clicar no botão para download, um arquivo XML será gerado e você deve salvá-lo em seu computador. Esse arquivo possui todas as configurações para a existência do post personalizado e é o que vai permitir que o mesmo seja importado para outro site.

Importando Posts Personalizados Para Seu Novo Site WordPress

Com o arquivo XML referente aos seus posts personalizados em mãos, podemos acessar o site ao qual queremos fazer a importação. Você pode importar custom posts quantas vezes quiser e para mais de uma instalação WordPress.

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Importando Posts Personalizados

Dentro do Dashboard WordPress do blog, site ou loja em que a importação de posts personalizados precisa ser realizada acesse Ferramentas > Importar – através do menu lateral e padrão.

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Opções de Sistema

Diversos sistemas serão mostrados e você deve escolher WordPress, lá no final para que o plugin de responsável por importar conteúdos seja instalado e consigamos dar continuidade no processo.

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - WordPress Importer

Ao clicar no link WordPress, uma janela pop-up para instalação do WordPress Importer será exibida e você deve clicar no botão Instalar agora. É um processo comum de instalação de plugin WP.

Instalou e ativou o plugin WordPress Importer seguindo os passos anteriores? Excelente! Assim, você já deve estar na seguinte tela:

Importar e Exportar Posts Personalizados no WordPress - Selecionando o arquivo para importar

Essa é hora em que você vai clicar no botão com o título Choose File e localizar o XML que você exportou com as configurações referentes ao seu post personalizado. Depois de já estar com o arquivo selecionado, basta clicar em Fazer upload de arquivo e importar.

Pronto! Com todo o processo de importação finalizado, você já deve visualizar as novas funções e até mesmo algum novo item de menu pode estar sendo mostrado na lateral da sua Dashboard.

Was this article helpful?
Dislike 0