Tem um blog com muitos acessos ou simplesmente quer começar a ganhar dinheiro com ele? Utilizando de publicidade patrocinada, Google Adsense, dentre diversos outros serviços específicos para isso – você dá o primeiro “ponta pé” para tornar seu site rentável por meio de propagandas. A partir daí, a forma como você vai manusear e distribuir as mesmas no front-end do seu site pode definir o seu retorno financeiro.
Gerenciando Anúncios de Forma Profissional
SAM Pro Free
A ferramenta que começou com o nome de Simple Ads Manager agora alcançou um novo patamar, assim também com um novo título, SAM Pro Free. Fácil usabilidade é o objetivo desse plugin, que entrega a você e ao seu site uma lógica totalmente flexível para exibir anúncios. Você terá em mãos tudo o que precisa para anunciar qualquer coisa de forma profissional e acompanhar seu impacto através de estatísticas.
O SAM Pro Free é o plugin certo para quem quer exibir e organizar de forma profissional anúncios patrocinados em um ou mais websites. Ele permite que você configure: rotação de anúncios por página; programação e limitações de impressão e de cliques; restrições baseadas por tipos de páginas, por posts, categorias, tags e termos personalizados; anúncios de qualquer tipo são aceitos (png, jpg, flash, etc); dentre outras opções.
Qual a diferença do Simples Ads Manager para esta ferramenta mais atual?
Vou te dizer agora: para quem utiliza versões a partir do PHP 5.3 no servidor de hospedagem, o recomendado é utilizar o SAM Pro Free.
Você Precisa Entender
Agora que você tem um plugin para gerenciar Anúncios de forma profissional no WordPress, precisamos entender como tudo funciona.
O SAM Pro Free é uma ferramenta robusta e que foi criada para a utilização em sites de diferentes portes, ou seja, possui uma organização completa para quem tem dezenas de anunciantes e também para quem não tem tantos assim.
Ele traz 4 conceitos sólidos que você precisa entender. Caso contrário, tudo pode ficar realmente muito confuso. São as ideias de Ads, Places, Zones e Blocks.
Ads
Como nós já estamos familiarizados em ler, o Ads é um anúncio único. Isso quer dizer que ads e anúncio são as mesmas coisas – o que muda é apenas a língua.
Places
Os Places ou locais referem-se aos lugares onde os anúncios serão exibidos. Você pode e DEVE ter diversos places espalhados em seu site. Por exemplo, a criação de places pode ser baseada em uma ou mais categorias do blog: cabeçalho, cabeçalho saúde e cabeçalho single post (post único).
Zones
As Zones são as áreas do seu site onde você vai organizar a exibição de Places. Calma, pode estar confuso agora em sua mente, mas vamos ao exemplo que tudo melhora.
Levando em consideração o exemplo anterior, temos 3 places (cabeçalho, cabeçalho saúde e cabeçalho single post) – com a criação da zone Cabeçalho eu posso criar regras lógicas para a exibição desses places.
Exemplo: Quero exibir anúncios no cabeçalho de todas as páginas e posts do meu site. Acontece que os anúncios sobre saúde devem aparecer apenas quando os posts forem sobre saúde e os demais serão exibidos em todos os posts das outras categorias que existam. Por isso, eu crio a zone Cabeçalho, 3 tipos de places e defino as regras de exibição dos mesmos.
Blocks
Afinal de contas, depois da existência de places e zones, o que podem ser Blocks? Os blocks ou blocos de anúncios podem ser vistos como um container para 1 ou múltiplos objetos de anúncios – places, zones e também ads/anúncios únicos. Quando você tem anúncios organizados por locais e zonas, pode criar blocos e vendê-los já com regras específicas de exibição.
Configurações
O SAM Pro Free é um plugin profissional e robusto para gerenciamento de anúncios e anunciantes, com integração ao Goole DoubleClick for Publishers, envio de emails, dentre outras funções. Por isso, a realização de maneira correta de suas configurações é muito importante para o bom funcionamento da ferramenta.
Para realizar as configurações que listarei a seguir você deve acessar Ads > Settings dentro da Dashboard de seu site.
General
A aba inicial é responsável pelas Configurações Gerais do funcionamento do plugin em seu WordPress.
Logo de início você vai definir o número de hits necessários para completar 1 ciclo de um anúncio.
As opções seguintes são referentes ao nível de usuário que pode manipular o sistema de anúncios, o modo de compatibilidade para a exibição de ads e o tipo de target no clique.
Se você utiliza bbPress e quer que seus anúncios também sejam exibidos na página do fórum, marque essa opção.
Na área Extended Options você deve marcar os check-boxes respectivos para a utilização ou não de banners em flash, se quer o Error Log habilitado para o Painel e Front-End.
Em Admin Layout você pode definir quantos itens (anúncios) por página devem ser listados na área de gerenciamento de ads.
Rules é uma área muito importante, pois vamos definir aqui quais as possibilidades de restrições que poderemos aplicar para nossos anúncios no momento do cadastro. Obs: Eu marquei os check-boxes que permitem a restrição por categoria de posts, por data/período, restrição por número de hits e cliques.
A última, mas não menos importante, é a área Plugin Deactivating. Simplesmente você vai informar o que deve acontecer quando, por algum acaso, optar por desativar o SAM Pro Free de seu WordPress. Marque se você quer que sejam deletadas configurações, tabelas do banco de dados e imagens – todos aqueles dados referentes ao plugin.
Embedding
Quer configurar a inserção de anúncios padrão antes do conteúdo (before content), dentro do conteúdo (within content) e após o conteúdo (after content)? Na aba Embedding você tem todas estas opções. Basta selecionar qual o ads, zone, place ou bloco deseja e ainda se quer a impressão da propaganda dentro do loop de posts.
Para integrar o Google DoubleClick for Publishers e o Google Analytics aos anúncios do seu site com o SAM Pro Free, você precisa acessar a aba Google.
Informe as informações obtidas no site de cada uma dessas ferramentas, como Google DFP Pub Code (GAM), Google Network Code (GPT) e também o Adsense Pub Code.
Mailer
A aba Mailer é o local onde você vai definir como funcionará o serviço de envio de emails dentro da ferramenta.
Comece configurando como será a periodicidade dos envios sobre desempenho dos anúncios e quais os dados a serem enviados.
Para o conteúdo do email é necessário informar um título, mensagem de saudação e mais algumas informações importantes.
Configure todos os campos, clique em Salvar e volte para ver como ficou a pré-visualização dos emails que serão enviados.