COMO USAR FTP PARA TRANSFERIR E MODIFICAR ARQUIVOS NO WORDPRESS

Conteúdo

Você está aqui:
  • Home
  • FTP
  • COMO USAR FTP PARA TRANSFERIR E MODIFICAR ARQUIVOS NO WORDPRESS

File Transfer Protocol (FTP) é uma maneira simples e rápida para transferir arquivos de um computador para outro através da internet. Em termos simples, é a forma como você envia um arquivo do seu computador para o seu servidor de hospedagem. 

Como Usar FTP no WordPress

Se você sabe como usar FTP, ao invés de entrar em modo de pânico, você irá simplesmente acessar o seu diretório WordPress usando FTP e remover o plugin (ou qualquer outro arquivo) que esteja causando a incompatibilidade. Muitas vezes, quando você está tentando colar códigos de tutoriais no seu arquivo functions.php do seu tema, você pode acabar acidentalmente se trancando fora do painel administrativo também.

Isso pode acontecer se você tiver adicionado o código no local incorreto, ou o código não estava semanticamente correto. Saber como usar FTP pode salvar horas de preocupação, pânico e até mesmo desistência do seu projeto.

Client FTP (FileZilla)

A primeira coisa que precisamos é de um programa que nos permita acessar o servidor usando FTP. Existem diversos Client FTP para você escolher, incluindo gratuitos e pagos. Neste tutorial nós vamos utilizar o FileZilla que funciona para Windows e é gratuito, mas existem outras versões compatíveis com diversos sistemas operacionais.

Baixe o programa abaixo, depois instale e execute o programa para seguirmos ao próximo passo.BAIXAR | HOSPEDAGEM

Dados de Acesso FTP

Agora que já temos nosso client FTP, nós só precisamos encontrar os dados de acesso FTP do seu servidor. Isso vai variar entre cada empresa de hospedagem, mas a maioria sempre deixa os dados em algum lugar do painel de controle do seu servidor. Se a sua hospedagem tem cPanel você pode ir em “Contas FTP” e criar uma conta FTP ou apenas alterar a senha de uma conta já existente.

Você vai precisar dos seguintes dados:

  1. Nome de Usuário FTP – No nosso exemplo o nome de usuário é canalwp.
  2. Senha de Acesso FTP – A mesma senha que você definiu ao criar sua conta FTP. Se você não criou uma conta FTP, ela pode ser a mesma senha que você usa para logar no painel administrativo da sua hospedagem.
  3. Servidor FTP/Host – Normalmente deve ser ftp.seudominio.com. Dependendo da sua hospedagem eles podem utilizar o IP do seu servidor.
  4. Porta de Acesso FTP – 21 para FTP e 22 para SFTP (protocolo seguro). Provavelmente sua hospedagem utiliza FTP, pois é o mais utilizado.

Inserindo os Dados FTP

Conexão Rápida

Conexão rápida é excelente para quem faz modificações pequenas uma vez a cada 3 ou 6 meses. Com os 4 dados informados acima em mãos, insira-os nos campos indicados de acordo com a imagem:

Dados de Acesso FTP

Após inserir os dados, clique no botão Conexão Rápida.

Gerenciador de Sites

Se você acredita que vai precisar acessar o seu servidor com mais frequência, então ficar inserindo esses dados todas as vezes que você precisar de acesso FTP é algo realmente muito chato. Por isso, o FileZilla oferece um Gerenciador de Sites. Com ele você pode armazenas os dados FTP do servidor e acessá-los com apenas alguns cliques.

Com o FileZilla aberto, clique em Arquivo > Gerenciador de Sites (Ctrl + S). Então teremos acesso ao gerenciador de sites como na imagem:

Gerenciador de Sites FTP FIleZIlla

Clique em “Novo Site“, e insira as informações exatamente conforme a imagem. Para modificar o nome do seu site basta clicar na entrada criada e clicar no botão “Renomear” do lado inferior esquerdo da janela. Com todos os dados inseridos corretamente, pressione conectar. Agora, sempre que você acessar o Gerenciador de Sites os dados vão estar guardados e você só precisará apertar em conectar.

Entendendo as Seções do FileZilla

Agora que você já está conectado ao servidor e tem acesso aos seus arquivos, podemos aprender como utilizar o FileZilla para Adicionar, Substituir, Criar ou Excluir pastas e arquivos em nosso servidor.

FileZilla - Entendendo as telas e divisoes2

Como você pode perceber o Lado Esquerdo está reservado para arquivos encontrados em seu computador (Endereço Local). E o Lado Direito está reservado para arquivos encontrados no seu servidor (Endereço Remoto).

Os diretórios sempre vão exibir os arquivos em forma de raiz, ou seja, você clica em uma pasta e ele exibe as pastas dentro dela como galhos divididos. Não é possível visualizar arquivos dentro do diretório, apenas as pastas.

Os Arquivos da Pasta sempre vão exibir pastas e arquivos da pasta selecionada no diretório, ou seja, você verá os arquivos como uma lista de pastas e arquivos, e pode acessá-los diretamente dessa tela. Aqui você pode visualizar arquivos e pastas.

Modificando Arquivos e Pastas

Agora você já sabe onde encontrar as informações, como acessar o servidor e já sabe como funciona as seções do FileZilla. Está na hora de aprender como modificar seus arquivos utilizando o programa.

Criar

Criar Pastar ou Arquivo FTP FileZilla

Para criar um arquivo ou pasta em seu servidor, selecione o diretório onde você deseja criar o arquivo ou pasta com o botão direito e selecione uma das duas opções “Criar Pasta” ou “Criar Novo Arquivo”. Quando a pasta ou arquivo for criado em seu servidor ele lhe dará a opção para renomear como desejar.

Adicionar

Adicionar Arquivo FTP FileZilla

Para adicionar um arquivo ou pasta em seu servidor, selecione o diretório (do lado direito no FileZilla) onde você deseja adicionar o arquivo ou pasta com o botão esquerdo e na seção (do lado esquerdo do FileZilla) selecione o arquivo que deseja adicionar com o botão direito e clique em “Upload“.

Você também pode apenas arrastar e soltar o arquivo ou pasta no diretório do seu servidor onde deseja adicionar o arquivo ou pasta.

Agora você pode adicionar plugins e temas em seu WordPress sem precisar ter acesso ao painel administrativo, apenas adicione a pasta do plugin no diretório de plugins /wp-content/plugins/ ou a pasta do tema no diretório de temas /wp-cotent/themes/.

Substituir

Para substituir um arquivo ou pasta em seu servidor, apenas arraste o novo arquivo para o diretório onde se encontra a versão antiga, selecione “substituir todos” ou “substituir” e cliquem em OK.

Editar

Para editar um arquivo ou pasta você precisa apenas clicar com o botão direito e selecionar editar. Dependendo do tipo de arquivo você pode precisar baixar o arquivo e utilizar um programa adequado para executar este arquivo em particular.

Renomear

Renomear pode não parecer a opção mais importante, mas na verdade ela é! Se você tiver qualquer problema ao instalar um tema ou plugin no seu WordPress, você pode ficar preso sem acesso ao administrativo e sem poder desativar o plugin ou tema com problema.

Para renomear um arquivo ou pasta basta acessar o diretório de plugins no WordPress em /wp-content/plugins/ e encontrando a pasta do plugin com incompatibilidade, clique com o botão direito e selecione renomear. Recomendo adicionar “-old” ao nome do plugin, por exemplo, “wp-super-cache” seria “wp-super-cache-old”. Agora você já pode voltar ao administrativo e verificar se o problema foi resolvido.

Siga o mesmo para renomear um tema no WordPress, apenas o diretório que vai ser /wp-content/themes/.

Baixar

Você pode baixar os arquivos do seu servidor para o seu computador para realizar edições e depois substituir a nova versão do computador pela antiga no servidor. Clique com o botão direito no arquivo ou pasta que deseja baixar e selecione “baixar”. Lembrando que ele vai enviar o arquivo para a pasta selecionada do lado esquerdo do FileZilla no diretório do seu PC.

Modificando Permissões

Não é recomendado modificar as permissões das suas pastas e arquivos. Mas, você pode precisar utilizar essa opção com o uso de alguns temas ou plugins.

Clique com o botão direito no arquivo ou pasta que deseja modificar as permissões e selecione “Permissões de Arquivo“. Agora você pode verificar uma pequena tabela com 3 opções e 3 checkbox.

Tabela de Permissões Pastas FTP

Como você pode perceber é bem simples modificar as permissões de cada pasta ou arquivo dentro do seu servidor. Após marcar ou desmarcar as opções desejadas clique em OK para salvar as modificações.

Normalmente Pastas usam 755 e arquivos usam 644. Mas, isso pode variar entre cada empresa de hospedagem e a forma como eles utilizam o servidor.

Conclusão

FTP pode parecer complicado no inicio devido a variedade de opções, mas é um esforço necessário. Você pode até fazer um backup da sua instalação WordPress utilizando apenas FTP, sem a base de dados, é claro. Cobriremos como fazer backup do WordPress utilizando FTP mais na frente.

Was this article helpful?
Dislike 0

Os Melhores Planos de Hospedagem

Seja cliente da melhor Hospedagem de Sites do Brasil. Com Servidores Otimizados e Tecnologia de Ponta, nossas hospedagens tem tudo para que seu site fique muito mais rápido.