Como Resolver o Erro ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH

Você está aqui:
  • Home
  • Como Resolver o Erro ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH

O Que é o ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH?

Toda vez que você tenta se conectar com um site, o seu navegador irá checar automaticamente o certificado SSL do site. Checar o certificado é uma maneira de provar que o site acessado é genuíno e implementou o protocolo correto para tornar sua conexão segura.

Quando o protocolo é configurado no servidor do site parece ser inseguro, o seu navegador automaticamente irá exibir uma mensagem de erro, como a ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH.

Como Consertar o erro ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH?

Como mencionamos anteriormente, enquanto a mensagem parece complicada e um pouco intimidadora para um iniciante, na verdade é muito fácil de consertá-la, desde que você conheça os métodos certos para lidar com isso.

Existem ao menos cinco métodos efetivos que você pode usar para tentar resolver o erro ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH:

1. Verifique seus Certificados SSL/TLS

Verificar o seu certificado SSL/TLS pode ser um bom lugar para começar a corrigir o erro ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH. Se o seu certificado é antigo ou está quebrado, você não deveria ficar surpreso em ver uma série de mensagens de erro aparecerem toda vez que você navega na internet.

Para verificar o seu certificado SSL/TLS, você pode usar o SSL Labs.

página inicial do site ssl labs

Essa ferramenta irá avaliar sua conexão SSL e detectar se há alguma disparidade com algum servidor. Ela também pode informar se o seu SSL/TLS é velho e precisa de uma atualização.

Aqui está um exemplo de um relatório de SSL da Hostinger Global usando essa incrível ferramenta:

teste do site hostinger.com no ssl labs

2. Habilite Suporte ao TLS 1.3

O TLS (Transport Layer Security) proporciona uma conexão segura entre o seu navegador e o servidor na internet. Essa camada é uma sucessora direta para a tecnologia SSL.

Se esse recurso está desabilitado, esse pode ser o motivo para o seu navegador rejeitar os certificados de alguns sites.

Por sorte, a maior parte dos navegadores modernos – como o Google Chrome – já vêm equipados com o TLS 1.3 por padrão.

Contudo, se você tem uma versão mais antiga do Chrome, você precisa seguir esses passos para habilitar o suporte a TLS no seu navegador:

  1. Abra o Google Chrome
  2. Digite chrome://flags na barra de URL do Chrome’s, e então aperte enter
  3. Agora pesquise por TLS
  4. Altere a opção TLS 1.3 Support para Habilitar

Contudo, note que isso não estará disponível em versões mais recentes do Google Chrome.

Por exemplo, se você tentar esses passos no Chrome versão 74.0.3729.131, você só encontrará a opção TLS 1.3 downgrade hardening, que serve para “fortalecer” as conexões com TLS 1.3 e proporciona compatibilidade com downgrade para versões mais antigas do TLS (defina-o para “padrão”!).

3. Desabilite o Protocolo QUIC

O protocolo QUIC (Quick UDP Internet Connections) é um projeto experimental da Google que pode enviar pacotes simples usando o User Datagram Protocol (UDP) sem conexão.

Apesar do QUIC ser conhecido como uma excelente alternativa para conhecidas soluções de segurança como TCP, HTTP/2 e TLS/SSL, o protocolo frequentemente causa a aparição de avisos de conteúdo misto, incluindo ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH.

Portanto, você pode precisar desabilitar esse protocolo para resolver o problema de conexão com o certificado SSL. Aqui estão os passos para desabilitá-lo no Google Chrome:

  1. Abra o Chrome e então digite chrome://flags na barra de URL e aperte enter.
  2. Você vai parar na página de recursos experimentais, então busque por QUIC.
  3. Defina a opção Experimental QUIC Protocol para Disable (Desabilitada).
  4. Pronto!

Tenha em mente que existem outros métodos para desabilitar o protocolo QUIC, como usar o Controle de Aplicativos ou a Política de Firewall. Contudo, nós não recomendamos que você os utilize porque eles requerem um certo expertise.

4. Limpe seu Histórico de Navegação e o Cache

O histórico de navegação e o cache vão armazenar os dados dos sites que você visitou com o seu navegador. Esses dados podem incluir textos, imagens ou arquivos. Ativar o cache permite que você acesse páginas da web mais rapidamente.

Contudo, armazenar dados antigos de cache é um mau hábito, especialmente se os sites que você visitou já atualizaram os seus sistemas. Se você não deletar o cache por um longo tempo, isso pode causar um erro de SSL e riscos de segurança a longo prazo.

Portanto, limpar o cache do seu dispositivo e reiniciar o seu navegador às vezes é a melhor solução para resolver o ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH.

Se isso não resolver o erro, você pode precisar limpar o SSL State do seu navegador.

Aqui estão os passos para limpar o SSL State no Windows 10 (versão 1909).

1. Acesse o Painel de Controle do Windows 10

2. Clique em Rede e Internet

painel de controle do windows 10

3. Clique em Opções de Internet

tela rede e internet no windows 10

4. Clique na aba Conteúdo

5. Clique em Limpar Estado SSL e então em OK. Agora deve estar tudo certo!

Was this article helpful?
Dislike 0