Docker: Como Remover Todas as Imagens no

Você está aqui:

Benefícios do Docker

docker

Vamos entender porque o Docker é amado por tantos usuários:

Docker é melhor em custo-benefício

Docker não requer uma infraestrutura complexa como as aplicações tradicionais. A infraestrutura necessária é mínima, ajudando que as organizações economizem bastante dinheiro em máquinas virtuais e equipamentos. Docker pode ser gerenciado por poucas pessoas, o que ajuda e economizar os gastos.

Compatibilidade Indiscutível

Docker funciona com contêineres que permitem que os desenvolvedores criem, executem e testem aplicações no próprio contêiner que garante uma operação suave em qualquer outro sistema. Abre muito espaço para experimentação, o que permite aos desenvolvedores criar aplicativos livres de erros que são mais portáteis, com fácil configuração de códigos base.

Configuração e Produtividade Rápida

Os recursos Docker são como um comando que cuida de outras etapas futuras e adiciona eficiência e rapidez na configuração da aplicação e que resulta em produtividade.

Plataforma de Compatibilidade Multi-Cloud 

Docker permite computação multi-cloud como muitos sistemas ao redor do mundo permitem. Amazon Web Services (AWS) e o Google Compute Platform (GCP) são alguns dos exemplos onde o Docker é altamente usado. Muitos aplicações que incluem OpenStack, Microsoft Azure, Chef, Puppet e mais são altamente compatíveis com Docker Containers.

Segurança

Uma plataforma se torna inútil se apresentar problemas de segurança, correto? Docker é seguro e rápido, o que significa que cada aplicação operando Docker Containers permanece isolado uma da outra sem causar qualquer tipo de problema de segurança. Isto permite que o desenvolvedor assuma o gerenciamento da aplicação e do fluxo de tráfego sem causar problemas no servidor ou de segurança.

Remover todas Imagens Docker Usando Sistema Prune

Lembre-se, primeiro você precisa acessar sua hospedagem VPS usando SSH. Você deve ter o Docker instalado na sua máquina.

O Docker mantém os arquivos não utilizados na lixeira e usa um método cauteloso para se livrar de arquivos, imagens, contêineres, etc.

Para remover todas as imagens no Docker ou somente algumas imagens, você pode usar o sistema prune.

Usando Docker: Remover Imagens

Para remover imagens que estão avulsas, são recentes e que não estão marcadas com nenhum comando: 

docker image prune

Isto irá deletar imagens que estão pendentes. Este comando não pode ser revertido.

Para deletar imagens que estão presentes nos contêineres existentes que estão marcados: 

docker image prune –a

A marcação -a garante que todos os arquivos foram deletados.

Para deletar somente imagens específicas, por exemplo, aquelas que estão dentro de um período de tempo específico, use o comando: 

docker image prune -a --filter "until=24h"

Usando Docker: Remover Contêineres Prune 

Quando você decidir deletar o contêiner, ele não será removido automaticamente a menos que você use o –rm (flag). Similarmente, para visualizar todos os contêineres não utilizados, você precisar executar o comando docker ps –a.

Para remover todos os contêineres que estão interrompidos na operação, siga este comando:

docker container prune

Para limitar a remoção de contêineres que estão interrompidos anteriormente, por exemplo, de acordo com o período de tempo, use o comando:

docker container prune --filter "until=24h"

Usando Docker: Remover Volumes Prune 

Volumes são usados por contêineres múltiplos e é bem comum que haja uma coleção de arquivos de volume não usados ou interrompidos. 

Estes arquivos não são removidos automaticamente, e não há uma configuração no Docker para fazer isso já que pode causar perdas significativas ou prejudicar dados. Use o comando?

docker volume prune

Não há nenhuma forma de remover os Docker Volumes não utilizados — se alguém filtrar os arquivos do Docker, o comando é executado automaticamente. 

docker volume prune --filter "label!=keep"

O comando acima somente irá deletar os arquivos de Volume que não estão rotulados são atribuídos com o rótulo keep.

Usando Docker: Remover Prune Network (Redes)

Embora redes Docker não ocupem muito espaço, podem causar problemas futuros se arquivos desnecessários não forem removidos do disco.

Um dos problemas é que ele cria regras de iptables e conecta redes com entradas de tabelas de roteamento. O comando para remover a rede é simples: 

docker network prune (cannot be reversed)

ou

docker network prune --filter "until=24h"  (For filter based on time frame)

Usando Docker: Remover Todas as Imagens

docker system prune

Este comando irá deletar tudo no sistema, incluindo: 

  • Contêineres interrompidos
  • Redes não rotuladas ou perdidas
  • Imagens pendentes
  • Cache
Was this article helpful?
Dislike 0