COMO MIGRAR OU MOVER SEU BLOG WORDPRESS.COM PARA WORDPRESS.ORG

Você está aqui:

Você vem usando o WordPress.com por um bom tempo. As coisas estão indo muito bem até agora, mas você chegou a um ponto aonde você já esta pronto para ir além do WordPress.com e quer migrar. Você quer instalar Plugins e Temas, e personaliza-los com o seu gosto.

Você quer monetizar o seu site e ter total controle sobre ele. Então você está no lugar certo.

Como Mover seu Blog WordPress.com para WordPress.org

Você vai precisar ter um nome de domínio e uma boa Empresa de Hospedagem WordPress que conheça bem o WordPress. Nós recomendamos que usem a F5 Network, nós temos suporte em português e preços em reais, e é claro, muita experiência com WordPress.

Passo 1: Exportando dados do WordPress.com

Logue em sua conta WordPress.com e vá até o painel do Blog que você quer exportar o conteúdo. Clique em Configurações > Tab Exportar.

Exportar Conteudo WordPresscom
migrar

Agora clique no botão Exportar Tudo. Vai aparecer uma mensagem verde de confirmação, clique no botão Fazer Download.

Mensagem Confirmacao Exportacao

Passo 2: Configurando o WordPress

Agora que você exportou seus dados do WordPress.com, o próximo passo é configurar uma nova instalação no WordPress em seu Servidor de Hospedagem. WordPress é muito fácil de instalar, e você só precisa de alguns cliques.

Uma vez que você tiver instalado o WordPress em sua hospedagem, chegou a hora de importar seu conteúdo para o seu novo site WordPress.

Passo 3: Importando Conteúdo para seu Blog WordPress

Para importar seu conteúdo para o novo site, você precisa clicar em Ferramentas » Importar no seu site WordPress que você instalou no passo acima.

Ferramentas » Importar

Clique em WordPress. Você será notificado para instalar o Plugin Importador do WordPress. Uma vez que você tiver instalado, ative e execute.

Ele irá levar você a uma tela onde você deve fazer o upload do arquivo XML que você exportou do seu blog no WordPress.com, no passo 1 deste tutorial.

Quando você começar a importar, você terá a opção de atribuir o conteúdo antigo para o usuário atual ou criar um novo.

Você também terá a opção de importar os arquivos em anexo (Tenha certeza que marcou essa caixa para que suas imagens também sejam importadas).

Passo 4: Configurar seu Blog WordPress.com para Privado

O passo final seria configurar seu WordPress.com para privado. Vá em Configurações > Privacidade, no painel de controle do seu blog WordPress.com e selecione a última opção, “Privado“.

Privacidade Configuracao WordPress Com

Atenção: Se você vem escrevendo por um bom tempo, e você tem uma audiência leal, então não faz sentido deixá-los esperando.

Se seu blog está online por um tempo considerável, há chances dele ter sido indexado pelo Google e outros motores de busca. Você deve redirecionar os seus usuários para o seu novo blog.

Passo 5: Redirecionando Visitantes e SEO

Redirecionar usuários para uma nova localização utilizando um cabeçalho 301 é a solução padrão para manter seu ranking nos motores de busca.

Como você não tem acesso ao .htaccess em seu WordPress.com, você não pode fazer nenhuma mudança para reter o ranking das ferramentas de pesquisas.

No entanto, WordPress.com oferece uma configuração paga, Redirecionamento Externo, que lhe permite fazer isso.

Vá em seu blog WordPress.com, no painel de controle e clique em Configurações. Na tab Geral, seção Endereço do Site, clique no link “Redirecione” como marcado na imagem:

Redirecionar Blog

Esta ferramenta vai criar um cabeçalho de redirecionamento 301 (permanente) que permite os visitantes do seu site e ferramentas de buscas serem automaticamente redirecionados para o seu novo site.

Redirecionar Blog Pagamento Anual

Alguns de vocês devem estar se perguntando por quanto tempo você deve pagar por essa ferramenta de redirecionamento.

A resposta é por quanto tempo você quiser. No entanto, nós acreditamos que 2 anos deve ser tempo suficiente para seus usuários antigos memorizarem seu novo endereço de domínio.

 que acontece com meus inscritos RSS no WordPress.com?

Felizmente, WordPress.com permite que você faça a migração dos seus inscritos com uma condição. Você deve usar, o Plugin Jetpack que adiciona a mesma funcionalidade que você tinha no WordPress.com.

Assim que você instalar e ativar o plugin, você vai precisar contatar o time do WordPress e pedir que eles façam a migração dos seus inscritos para você. Nossa esperança é que nas versões futuras do Jetpack, isso se tornará mais fácil e os usuários poderão fazer isso eles mesmos.

Quais são os custos para migrar pro WordPress.org?

WordPress é gratuito. No entanto, existem pequenos custos com Hospedagem.

Minhas imagens vão ficar incorretas/desalinhadas?

Não, elas não vão. Quando você usa o importador, todas as imagens são baixadas e os links são atualizados. No entanto, existe um problema que nós percebemos.

Se sua imagem URL começa com files.wordpress.com, então elas não serão convertidas. Se você perceber que as URLs das suas imagens não foram alteradas e continuam apontando para WordPress.com, então nós recomendamos que você use o plugin Import External Images, e ele irá tomar conta disso.

Registrei meu domínio em WordPress.com, ainda posso movê-lo?

Sim você pode. WordPress acredita que seus usuários devem ter total poder e controle sobre seu conteúdo. Se você já tem um nome de domínio com o WordPress.com, então tudo que você precisa é de uma conta de hospedagem.

Durante a fase inicial, você será perguntado se já possui um nome de domínio ou se deseja registrar um. Selecione a opção “Já tenho um nome de domínio”, e insira o domínio que você registrou no WordPress.com.

Quanto ao domínio você tem duas escolhas:

  1. Apontar o DNS para os servidores da sua empresa de hospedagem.
  2. Transferir o domínio para a sua nova empresa de hospedagem.

No momento ainda não temos tutoriais sobre o assunto pois a configuração pode ser diferente para cada empresa de hospedagem.

Conclusão

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

Was this article helpful?
Dislike 0