Como Instalar O Drupal

Você está aqui:

Esse tutorial é baseado na versão 7 do Drupal, outras versões podem apresentar alterações nas telas.

1 – Efetue o download da versão mais recente do Drupal, descompacte o arquivo e efetue o upload de conteúdo para o local onde o Drupal será instalado.

  • Se você quer que o Drupal fique localizado na raíz do seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site), efetue upload de todo todo o conteúdo do diretório Drupal (excluindo ele mesmo) para a raíz de sua hospedagem web.
  • Caso você queira que a instalação do Drupal fique como um subdiretório no seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site/blog), crie o diretório blog no servidor e efetue o upload de todo o conteúdo do diretório Drupal (excluindo ele mesmo) para o diretório de destino desejado de sua hospedagem web.

2 – Em seu navegador abra a URL do seu site. Quando a instalação do Drupal começar basta seguir o passo-a-passo, deixar selacionada a opção Standard e clicar no botão Save and Continue.

Como instalar o Drupal via Composer num ambiente de desenvolvimento Docker?  | Fabiano Monteiro

3 – O Drupal já vem como padrão a versão em Inglês, no nosso exemplo vamos utilizar a versão em Português, para isso vamos clicar no link Learn how to install Drupal in other languages.

4 – Clique no link translation server (1) para selecionar o idioma Português, após fazer donwload, faça a copia do arquivo drupal-7.x.pt-br.po para a pasta /profiles/standard/translations (2) que fica na estrutura de sua hospedagem.

5 – Clique no link Reload the language selection page after adding translations.

6 – Agora será mostrado os idiomas disponíveis para a nossa instalação, estão disponíveis os idiomas English e Portuguese, Brazil, faça a seleção e clique no botão Save and Continue (2).

Instalando o Drupal — Documentacao de servicos da UFRGS

7 – Na tela seguinte, dentre outras informações, você será informado que não foi possível criar o diretório files e o arquivo settings.php impossibilitando portanto o instalador de prosseguir.

8 – Para resolver os problemas citados vamos iniciar criando manualmente o diretório files. Usando o FileZilla navegue no servidor ate o diretório sites/default, então com o botão direito do mouse selecione Criar pasta conforme mostrado na imagem abaixo, por fim nomeando-o como files.

9 – Com o diretório files criado, precisamos agora liberar permissão de escrita.

Para tanto basta configurar a pemissão como 775 conforme ilustrado abaixo.

10 – Ainda falta efetuarmos o upload do arquivo settings.php, esse arquivo deve ser uma cópia do arquivo default.settings.php. No FileZilla na área destinada aos arquivos de sua máquina local navegue dentro do diretório Drupal pelo caminho sites/default e efetue o upload do arquivo default.settings.php para dentro do diretório sites/default em sua instalação no servidor.

Nesse ponto você será informado que o arquivo já existe, selecione portanto o opção Renomear, renomeando-o como settings.php

Com o arquivo no servidor agora iremos conceder permissão de escrita nesse arquivo

Para isso configure o arquivo settings.php com a pemissão 664 conforme ilustrado.

11 – Com os problemas corrigidos, clique em prossiga com a instalação.

12 – Para configurar o banco de dados mantenha selecinado o tipo de bando de dados (MySQL). Os campos 1,2,3,4 devem ser preenchidos com os dados de acesso que lhe foram encaminhados por email. Após digitar as informações clique no botão Salvar e Continuar.

13 – Após a Configuração do banco de dados o Drupal começará fazer a instalação, aguarde os próximos passos para finalizar, calma, já estamos terminando.

14 – Para finalizar precisamos configurar o nosso site.
Em INFORMAÇÕES DO SITE, no campo Nome do site (1), digite o nome do site, no campo Endereço de email do site (2), digite um endereço de email válido, observe que os campos são obrigatórios.

Em CONTA PARA MANUTENÇÃO DO SITE, no campo Usuário (3), digite o usuário que será usado para fazer administração do site, no Endereço de email (4), email utilizado pelo administrador, no campo Senha (5), digite senha de sua preferência e no campo Confirme a senha (6), repita a senha que digitou em Senha (5).

Em CONFIGURAÇÕES DO SERVIDOR, no campo País padrão (7), selecione o país, nesse caso Brasil e no campo Fuso horário padrão (8), selecione região que você encontra.

Em NOTIFICAÇÕES DE ATUALIZAÇÕES, como padrão deixe selecionado os campos Checar atualizações automaticamente (9) e Receber notificações por e-mail (10), essas opções são importantes para que você possa sempre manter a aplicação atualizada. Para finalizar clique no botão Salvar e continuar (11).

Instalação Drupal - Pontão Nós Digitais

15 – Chegamos no fim de nossa instalação, agora clique no link Visite seu novo site.

Was this article helpful?
Dislike 0