Como Fazer Agendamento no WordPress?

Você está aqui:

Cada conteúdo que você publica no seu blog é uma nova chance de aquisição de negócios. É por isso que muitas empresas investem na criação de conteúdos e mantêm uma periodicidade forte de publicação nos seus blogs. Contudo, para gerenciar uma demanda alta, é preciso saber como fazer agendamento no WordPress.

Se sua rotina ou da pessoa que cuida da estratégia de Marketing de Conteúdo para você é muito ocupada a ponto de, algumas vezes, não sobrar tempo para publicar artigos no blog, isso é prejudicial para a sua audiência, que espera pelo post do dia, além de representar a perda de uma boa oportunidade comercial.

Por que fazer agendamento no WordPress?

Embora algumas pessoas e empresas tenham o hábito de decidir que tipo de blog post é pertinente, produzi-lo e publicá-lo no mesmo dia, essa não é uma prática indicada.

Afinal, os conteúdos precisam estar diretamente ligados à sua estratégia de negócio; por essa razão, eles precisam seguir um planejamento.

É recomendado que ele seja feito no mês anterior para que você tenha pautados todos os posts que serão produzidos e publicados.

Para que as publicações façam sentido, é prudente tê-las organizadas num calendário editorial, onde você deve inserir os dias e os horários para a publicação dos posts. A escolha deve ser feita com base nos tipos de conteúdo que a sua audiência mais gosta de consumir durante a semana e as horas de maior acesso — informações que podem ser checadas nos relatórios do Google Analytics.

Assim, o próximo passo é programar. Quem trabalha com conteúdo tem muitas tarefas no dia a dia, e deixar os blog posts programados para que sejam publicados automaticamente é fundamental.

Uma boa prática é escolher um dia da semana que tenha menos movimento e dedicá-lo a programar todos os conteúdos da semana ou do mês. Levando em conta que publicar um blog post requer algum tempo (afinal, é necessário revisar o texto, inserir imagens, preencher campos como a meta description e bigode), deixá-lo programado é uma grande vantagem para os dias em que houver muitas tarefas a serem feitas.

Como fazer agendamento no WordPress?

Se você estiver usando o editor atual do WordPress, o primeiro passo é o padrão: dentro do painel, clique em “Novo” na parte superior e, em seguida, em “Post”.

agendamento no WordPress

Após escrever seu conteúdo, localize a função que diz “Publicar”, que fica na parte direita da tela.

agendamento no WordPress

Por padrão, ela diz “Imediatamente” visto que, algumas vezes, a intenção de quem produz o conteúdo é fazer na hora a publicação. Como não é o caso, você deverá clicar na palavra “Imediatamente” para ver as opções de agendamento.

agendamento no WordPress

Um calendário será exibido para que você escolha o dia e horário em que a postagem deverá ser feita.

agendamento no WordPress

Após fazer a escolha, você verá que o botão azul (que antes dizia “Publicar”) mudará para “Agendar”. Assim, basta clicar nele para que o agendamento seja concluído. 

Como fazer o agendamento no WordPress usando o Editor Clássico?

Para agendar as publicações no editor clássico do WordPress, o procedimento não é muito diferente. Na parte superior do menu, clique em “Novo” e, logo após, em “Post”.

agendamento no WordPress

Após redigir o conteúdo, localize a parte que diz “Publicar imediatamente” no lado direito da tela e clique em “Editar”. 

agendamento no WordPress
Fonte: ShiftMind

As opções de dia e hora aparecerão em seguida. Escolha os que você quer para a programação e clique em “Ok”.

agendamento no WordPress
Fonte: ShiftMind

Ao fazer isso, o botão azul que diz “Publicar” passará a dizer “Agendar”. Basta clicar nele para que a programação do post seja feita.

agendamento no WordPress
Was this article helpful?
Dislike 0