- 1. O que é o functions.php?
- 2. Qual o papel que o functions.php exerce?
- 3. Como editar o functions.php no WordPress?
- 4. Pelo editor do WordPress
- 5. Usando um FTP para acessar
- 6. Por que aprender a editar o function.php?
- 7. Alterações rápidas
- 8. Personalização de funcionalidades
- 9. Personalização de interface
Personalizar temas é uma busca em comum de todo usuário que gerencia um site. Páginas precisam ter a cara da empresa para entregarem a mensagem certa ao seu público, isso demanda dedicação e trabalho técnico. Por isso, saber como editar o functions.php no WordPress é essencial.
Esse é o canal principal para aplicar qualquer mudança importante na estrutura de códigos de sites. É por esse caminho que se torna possível aplicar funcionalidades únicas que só o seu tema terá, e por isso o arquivo é tão importante.
Muitos usuários, ao menos em um primeiro momento, sentem dificuldade e insegurança para operar o functions.php, mas o desafio não é tão grande.
O que é o functions.php?
O functions.php é um arquivo que reúne todas as informações, por meio de código PHP, de um tema qualquer do WordPress. Com ele é possível adicionar qualquer funcionalidade a um site, como funções das mais variadas, integrações com ferramentas, além de simples detalhes em relação à interface. Nesse arquivo, são inseridos os códigos com as mudanças necessárias à estrutura da página.
Qual o papel que o functions.php exerce?
Seu papel é proporcionar uma comunicação ao WordPress para informar os principais detalhes do tema utilizado. Por isso, toda vez que você instalar um novo template em seu site, esse arquivo estará disponível e, por meio dele, algumas alterações podem ser feitas. Para isso, é necessário adicionar códigos PHP para relatar quais serão as modificações feitas.
O trabalho no functions.php é altamente seguro e simples, desde que o usuário esteja capacitado a trabalhar com códigos. Assim, basicamente qualquer tipo de adequação ou mudança em um tema pode ser feita de maneira prática, com a garantia de que esse novo aspecto ou funcionalidade será carregado pelo WordPress sem nenhuma falha.
Como editar o functions.php no WordPress?
Antes de tudo, crie um backup do seu site. Antes de saber como editar o functions.php no WordPress, é preciso prezar pela estrutura atual das páginas. Isso garante que, em caso de algum erro do código, você tenha a última versão do site devidamente salva, podendo retornar para esse padrão. Agora, confira como editar o arquivo por meio de dois métodos mais comuns.
Pelo editor do WordPress
Por meio do seu dashboard do WordPress, realizar essas edições de forma direta se torna bem mais fácil, já que há uma ferramenta específica para isso. Abra o painel, vá até a opção “Aparência” e então, “Editor”.
Na parte direita da tela você encontra uma lista com todos os conteúdos que o tema contém. Esses itens podem variar, já que a presença de alguns deles depende exclusivamente de qual tema você está usando.
Independentemente disso, haverá a opção “Theme Functions”, e é lá que você verá o arquivo functions.php. Clique sobre ele, e então você o abrirá no editor do WordPress automaticamente.
Agora você terá todas as opções de edição disponíveis na sua tela. Você pode inserir as linhas de códigos que quiser usando linguagem PHP. Ao fim do processo, clique sempre em “Update File” para que as mudanças sejam carregadas e se reflitam na aparência do site.
Usando um FTP para acessar
É também uma boa opção saber como editar o functions.php no WordPress usando um FTP. Como de praxe, recomendamos o FileZilla como a ferramenta de acesso ideal, já que ela tem os recursos essenciais para configurar os arquivos, além de ser uma alternativa geralmente segura.
Abra o FileZilla, ou a ferramenta de FTP escolhida, e então você poderá conectar o software ao seu site, tendo então todos os arquivos dele disponíveis na sua tela. Vá até o diretório “wp-content/themes/nome do seu tema”, abra a pasta e então você rapidamente visualizará o functions.php.
Depois disso, de maneira simples, basta realizar as edições desejadas com a ajuda de um editor de texto de sua preferência, aquele que já usa normalmente. Após trabalhar nas suas edições e concluí-las, salve as alterações e substitua o arquivo usando o mesmo nome e a extensão. Isso garantirá que o trabalho resulte em alterações concretas.
Por que aprender a editar o function.php?
Saber como editar functions.php no WordPress pode gerar grandes vantagens estratégicas para a gestão de um site ou simples melhorias funcionais para a rotina do usuário. A seguir, entenda quais razões mais importantes justificam a necessidade de dar atenção a essa prática!
Alterações rápidas
A rotina de quem gerencia um site WordPress pode ser muito corrida e complexa. Saber como editar o functions.php é essencial para ganhar tempo, fazendo ajustes e personalizações de maneira ágil e certeira. Naturalmente, é um método voltado para quem domina a linguagem PHP, o que é o fator principal em relação à parte técnica da tarefa.
Personalização de funcionalidades
Um bom site precisa ser funcional. Não importa se estamos falando de um blog ou e-commerce, além de questões de estabilidade ligadas à hospedagem, a experiência de uso tem que ser boa. Para isso, é comum aplicar alguns ajustes, criando dispositivos integrados às páginas que permitem uma navegação melhor, repleta de recursos muito úteis ao usuário.
Personalização de interface
Uma interface de site precisa estar adequada à marca que ele representa. A identidade visual dessa empresa precisa ser aplicada em cada detalhe, e isso é parte do trabalho de personalização do tema. Saber como editar o functions.php no WordPress é de grande ajuda para manter páginas alinhadas com a estratégia de marca online.