Como Criar Uma Plataforma de Cursos Online

Você está aqui:

O que é uma plataforma de cursos online?

Quando o assunto é ganhar dinheiro na internet, os cursos digitais são a grande tendência. Para monetizar este conteúdo, é imprescindível disponibilizá-lo no canal certo. Ou seja, um site com infraestrutura e recursos para o compartilhamento de videoaulas: a plataforma de cursos online.

Ao usar este modelo de site de cursos para aderir ao mercado EaD, você poderá fazer o upload do seu conteúdo diretamente na própria plataforma. Além disso, poderá explorar todos os formatos que quiser para maximizar a experiência dos alunos: vídeos, transmissões ao vivo, podcasts, e-books e até fóruns de discussão.

Outra funcionalidade importante da plataforma de cursos online é a integração com uma plataforma de pagamento. Isso permite que você venda cursos específicos ou até um plano de assinaturas para o usuário acessar todos os conteúdos. Assim, você define as regras de monetização e não dependerá das regras de algoritmos.

Como Criar Uma Plataforma de Cursos Online

Montar um curso online fica bem mais acessível se você usar o WordPress. A plataforma tem a vantagem de ter uma biblioteca gigantesca de plugins que podem fazer qualquer coisa que você quiser.

Isso inclui um site de cursos online para você gerenciar conteúdos com todo o material didático proposto e os vídeos completos com as aulas que que você for disponibilizar. Além disso, o WordPress é bem amigável, dispensando conhecimentos mais técnicos.

Abaixo estão alguns dos plugins mais úteis e confiáveis do WordPress para você aprender a como fazer um curso online.

Tutor LMS

Esse plugin vai ser o centro do seu site – ele é um sistema de gerenciamento completo que comanda tudo relacionado ao ambiente virtual de aprendizado no seu site. 

Mesmo para iniciantes, o Tutor LMS vem ganhando mais destaque em virtude da sua grande biblioteca de recursos gratuitos e pagos.

Você consegue fazer uma plataforma de cursos online com a versão grátis, mas suas funções pagas são um ótimo investimento para levar o plugin – e o seu site – a um outro patamar.

preços e planos do plugin Tutor LMS

Assim que tiver feito a compra do plugin, o arquivo dele estará disponível na sua Themeum Dashboard

Quando tiver feito o download o arquivo .zip, vá ao painel de controle do WordPress. Clique em Plugins > Adicionar Novo e, então, clique em Enviar Plugin e selecione o arquivo que você acabou de baixar. 

fazer upload do plugin Tutor LMS no WordPress

Instale e ative o plugin. Você também vai precisar da versão gratuita do Tutor LMS para ele funcionar perfeitamente. Por isso, no campo de buscas, procure por “Tutor LMS” para encontrar o Tutor LMS Grátis. Instale e ative essa versão gratuita. E é isso, você adicionou a versão premium do Tutor LMS ao seu site de cursos online.

WooCommerce

O WordPress tem muitos sistemas de monetização disponível para os usuários. Talvez o mais popular deles seja o WooCommerce

O WooCommerce é um plugin de ecommerce muito fácil de usar: ele faz com que o processo de monetização seja bem tranquilo de lidar. Além disso, ele é gratuito.

instalar plugin WooCommerce no WordPress

Com anos de experiência e de apreciação dos usuários, o WooCommerce permite que você gerencie como as pessoas podem comprar seus cursos online. Ele é uma ferramenta essencial quando você for lidar com seu próprio site de e-learning.

Hospedagem de Vídeos

No processo de criar um curso online, você vai precisar de um lugar para guardar com segurança e distribuir seus conteúdos em vídeo. 

Ter uma plataforma desse tipo é muito importante quando você quiser ter total controle de quem realmente vai estar acessando seus conteúdos.

VooPlayer

vooPlayer é uma plataforma de hospedagem de vídeo especializada em distribuir seus vídeos aos seus assinantes. Para usá-lo, vá ao site dele e selecione um plano que se encaixa melhor com a dimensão da sua plataforma de cursos online.

Depois de finalizar a compra, você pode fazer upload dos seus conteúdos em vídeo para o seu site vooPlayer em segurança. Vamos mostrar como fazer isso nos passos mais abaixo.

YouTube

Se você não tem planos de monetizar o conteúdo do seu curso, opções como o YouTube podem ser bem acessíveis. Simplesmente crie uma conta (se você já não tiver uma) e comece a enviar seus materiais para a plataforma. 

Assim que eles estiverem todos completos no YouTube, você pode adicioná-los ao seu curso numa data posterior.

Temas WordPress

Os temas do WordPress permitem que você configure um visual todo original à sua plataforma LMS, tirando o tema que vem nela por padrão. 

Existem muitas opções de temas baseados na plataforma LMS, alguns são pagos, outros são gratuitos. Mas, talvez, nenhum outro tema pode ser integrado tão bem ao Tutor Pro como o tema Edumax. 

Edumax

Edumax é um tema que tem suporte a todas as funções que o Tutor LMS tem, como um painel de análise de dados, um construtor de sites próprio e assim por diante. 

Para obter o Edumax, primeiro você precisa ir ao site dele e completar o processo de compra exatamente como você fez com o Tutor Pro. Então, o arquivo do seu tema vai estar disponível para download na sua Themeum Dashboard. 

página de temas do edumax

Na sequência, você vai poder baixar o arquivo “.zip” do tema, como aconteceu anteriormente. Depois, basta você ir ao painel de controle do WordPress, navegar por Aparência > Temas > Adicionar Novo > Enviar Tema. Então adicione o arquivo “zip” que você acabou de baixar, instale e ative o tema

fazer upload de tema para o WordPress
Was this article helpful?
Dislike 0