COMO INSTALAR E CONFIGURAR O YOAST SEO PLUGIN NO WORDPRESS

Você está aqui:

O Plugin Yoast SEO é muito poderoso, mas ele precisa ser configurado e utilizado apropriadamente se você deseja colher os melhores resultados de SEO para o seu site WordPress.

Isso significa duas coisas, configurar o Yoast SEO com as configurações ideais, e encontrar a palavra focus para que você possa escrever sobre o que mais atraí rank e trafego

Configurando o Yoast SEO no WordPress

Instalação do Yoast SEO

Para instalar o Yoast SEO Plugin, vá em Plugins > Adicionar Novo. Na barra de pesquisa digite “Yoast SEO” (sem aspas), então instale e ative o plugin.

Yoast SEO - Instalacao do Plugin

Agora você poderá ver o menu do plugin no painel WordPress:

Yoast SEO - Menu Configuracao do Plugin

Clique em “Geral” para começarmos com as configurações do plugin.

Geral | Painel

Yoast SEO - Geral Painel

Na tab Painel Você pode verificar os problemas de SEO que foram identificados em sua instalação. Você também pode conferir as sugestões de melhoria que vão ajudar você a otimizar ainda mais o seu conteúdo.

Para seguir nosso tutorial é recomendado que você NÃO SIGA a Configuração Inicial de SEO (assistente de configuração).

Continue para a próxima etapa para começar a configuração personalizada que faremos.

Geral | Funcionalidades

Yoast SEO - Tab Funcionalidades

Analise de SEO

Ativar essa opção permite que o plugin faça sugestões de melhorias de SEO para os seus textos. Essa ferramenta pode ser encontrada rolando para baixo na seção dos posts e páginas:

Yoast SEO - Ferramenta de Analise SEO

Analise de legibilidade

Ativar essa opção permite que o plugin faça uma analise de leitura para verificar a gramática dos seus textos e fornecer dicas de melhorias. Excelente para melhorar a facilidade de leitura dos seus textos. Funciona diferente da ferramenta de Analise SEO que verifica regras de SEO e não regras de gramática. Dá uma olhada:

Yoast SEO - Ferramenta de Analise de Legibilidade

Você pode selecionar os olhos no canto direito de cada problema para fazer com que o plugin DESTAQUE a seção que ele sugere a melhoria dessa forma você consegue encontrar e resolver o problema com mais facilidade:

Yoast SEO - Ferramenta de Analise de Legibilidade - Visao Destacada dos Problemas

Conteúdo Principal (Cornerstone)

Ativar essa opção permite que você defina certos posts ou páginas como conteúdo principal (cornerstone).

Yoast SEO - Conteudo Principal - Artigo Principal Escolhido

Os artigos de conteúdo principal são os artigos mais importantes no seu site; as páginas ou posts que você deseja classificar mais alto nos motores de busca. Eles refletem seu negócio ou comunicam sua missão perfeitamente e são muito bem escritos.

Eles são geralmente explicadores, artigos relativamente longos que combinam analises de diferentes posts/páginas do seu site.

Escolhendo seu Conteúdo Principal

Escolha seu Conteúdo Principal com cuidado, pense nas quatro ou cinco páginas que você mais gostaria que alguém lesse quando visitassem seu site pela primeira vez. Esses artigos devem ser os pilares do seu site.

Gerenciando o Conteúdo Principal

Quando ativamos a opção de conteúdo principal o plugin cria um status novo na seção de posts que ajuda você a filtrar apenas o conteúdo principal para que você consiga gerenciar os posts de forma mais fácil:

Yoast SEO - Secao Post - Filtro Conteudo Principal

Contador de Links dos Textos

O Contador de Links consiste em dois contadores:

  1. O primeiro conta o número de links de texto internos que você colocou em sua postagem.
  2. O segundo conta o número de links internos para um post.

Esses contadores podem ser uma grande ajuda para melhorar a estrutura do seu site. Você pode encontrar os contadores na Visão Geral de Posts:

Yoast SEO - Contadores de Links Internos - Visao Geral Posts

Se os contadores não estiverem aparecendo ou a quantidade parece incorreta pode ser necessário forçar a contagem dos links do seu site.

Basta ir no menu SEO e selecionar Ferramentas:

Yoast SEO - Menu Ferramentas - Atualizar Contagem de Links

Na página de ferramentas procure a seção “Contador de Ligações de Textos” e clique no botão até que você veja essa mensagem de verificação concluída

Conclusão

Como você pode perceber o plugin Yoast SEO é uma ferramenta extremamente poderosa que lhe dá diversas opções. Ela turbina o SEO do seu website com apenas alguns cliques e configurações personalizadas para a sua necessidade.

Was this article helpful?
Dislike 0