COMO CONFIGURAR BACKUPS NO WORDPRESS COM O UPDRAFTPLUS

Você está aqui:

Neste guia, mostraremos como se encarregar da segurança do seu próprio site e configurar backups automáticos para armazenar com segurança em um local diferente para uso em caso de emergência.

O que é o UpdraftPlus?

UpdraftPlus Backup Plugin

Graças a simplicidade do WordPress, agora você pode ativar muitas funções e recursos adicionais usando um plugin. O mesmo se aplica aos backups também. Agora você pode configurar facilmente seus próprios backups de sites no WordPress usando o UpdraftPlus.

Obviamente, existem muitas opções que você pode considerar ao escolher um plugin de backup para o seu site WordPress.

No entanto, quando se trata de plugins de backup gratuitos, o UpdraftPlus é a opção que mais se destaca. Este plugin vem com vários recursos exclusivos que o tornam tão bom quanto um plugin premium.

Principais recursos do UpdraftPlus

Com mais de 1 milhão de instalações ativas, o UpdraftPlus é um dos plugins de backup mais populares disponíveis no WordPress. É uma solução de backup confiável para muitas empresas, como NBA, Universidade de Princeton, P&G e muito mais.

O plugin é muito amigável para iniciantes, que mesmo alguém sem experiência em desenvolvimento na web pode configurá-lo em apenas alguns cliques. E espere, tem mais.

  • É gratuito – O UpdraftPlus é totalmente gratuito. Você pode escolher seu próprio local de armazenamento e definir sua própria programação para fazer backup do seu site quantas vezes quiser gratuitamente.
  • Backups totalmente automatizados – a maioria dos plugins gratuitos do WordPress não oferece suporte a backups automáticos. Mesmo aqueles que suportam essa função fazem um trabalho muito ruim. O UpdraftPlus é um plugin excepcional que permite automatizar completamente o agendamento de backup para manter sempre o backup do seu site na hora certa.
  • Backup no seu armazenamento na nuvem favorito – Com o UpdraftPlus, você pode escolher seu próprio local para armazenar os arquivos de backup do seu site. Você pode salvar os backups em seu serviço de armazenamento em nuvem pessoal, como Dropbox, Google Drive, Amazon S3 ou Rackspace Cloud. Ou faça o download para o seu computador.
  • Personalize seus arquivos de backup – o UpdraftPlus também suporta backups personalizados. Isso permite que você escolha quais arquivos e diretórios em seu site serão copiados.
  • Restauração com um clique – Embora o seu host mantenha backups diários do seu site, essas empresas geralmente cobram para restaurar um site a partir de um backup. O UpdraftPlus elimina essa necessidade, oferecendo a opção de restaurar o site a partir de um backup anterior com um único clique.

Como configurar backups automáticos – passo a passo

Instalar o UpdraftPlus e configurar backups automáticos é um processo rápido que você pode fazer com apenas alguns cliques do mouse. E nós vamos te guiar em cada passo para você configurar em seu site também.

Etapa 1: Instalar o plugin UpdraftPlus

UpdraftPlus Instalando e Ativando Plugin

Entre no seu painel do WordPress e acesse Plugins > Adicionar novo.

Procure o plugin UpdraftPlus e clique em Instalar.

Quando a instalação estiver concluída, clique em Ativar para ativar o plug-in.

Etapa 2: Crie seu Agendamento de backup

UpdraftPlus Escolha o Agendamento do Backup

Em seu painel WordPress vá em Configurações >> Backups do UpdraftPlus para acessar a página do plugin UpdraftPlus.

Em seguida, mude para a Guia Configurações para escolher uma programação de backup para o seu site.

Você pode selecionar agendas diárias, semanais e mensais, bem como agendas horárias.

Você também pode definir um agendamento separado para fazer backup de arquivos de banco de dados.

Defina várias retenções para selecionar quantos backups você deseja manter em seu armazenamento. Ter duas retenções é mais que suficiente.

Clique em Salvar alterações após selecionar as opções.

Etapa 3: Conecte sua conta do Dropbox/Google/etc..

É hora de escolher um local para salvar seus arquivos de backup. Você pode usar quase qualquer serviço de armazenamento em nuvem que desejar. Para esta demonstração, usaremos o Dropbox.

UpdraftPlus Escolhendo Armazenamento Externo

Escolha Dropbox (ou o armazenamento externo de sua preferência) entre as opções disponíveis e clique em Salvar alterações.

Verifique se você está conectado à sua conta do Dropbox e siga o link para concluir o processo de autorização.

UpdraftPlus Link de Conexao
UpdraftPlus Conectando Armazenamento Externo

Clicando nesse link você será levado a uma página para autorizar a conexão entre o UpdraftPlus e sua conta do Dropbox (ou o armazenamento externo que você escolheu).

Clique em “Allow” ou “Permitir” para autorizar o acesso do UpdraftPlus na sua conta do Dropbox.

UpdraftPlus Autorizando Conexao Armazenamento Externo

Após autorizar o aplicativo do UpdraftPlus você só precisa clicar no botão “Complete Setup”, e você será redirecionado para a página do plugin.

UpdraftPlus Terminando Configuracao de Conexao

UpdraftPlus criará um diretório na sua pasta do Dropbox em Aplicativos > UpdraftPlus.com. É aqui que seus backups são salvos.

Etapa 4: Personalize as configurações de Backup

Vá para a guia Configurações do UpdraftPlus e role para baixo para personalizar as configurações de backup.

UpdraftPlus Escolha de Arquivos e Pastas para Backup

A partir daqui, você pode escolher quais arquivos e pastas serão incluídos ou excluídos em seus backups. Você também pode optar por receber uma notificação por email com um relatório completo sempre que o plugin concluir um ciclo de backup.

Etapa 5: Restaurando o site a partir de um backup

Depois de escolher um agendamento de backup automático e selecionar um local de armazenamento, o plugin começará a fazer backup do seu site de acordo com o agendamento. Todos os arquivos de backup atuais do site estarão disponíveis na guia Backups existentes.

A partir daqui, você pode clicar para baixar os arquivos de backup ou restaurar instantaneamente o site a partir de um backup, clicando no botão Restaurar. É tão fácil assim.

Algumas dicas para melhorar o desempenho

O backup de um site envolve a cópia dos arquivos do site do servidor para um local diferente. Isso consumirá uma certa quantidade de recursos do servidor.

Para garantir que isso não afete o desempenho do site, configure sua programação de backup fora dos horários de pico. Por exemplo, escolher um horário noturno seria uma ótima opção para fazer backup de um site. A versão premium do UpdraftPlus têm uma solução para esse problema.

Além disso, se você não estiver publicando conteúdo diariamente, não será necessário configurar uma programação de backup diário. O uso de uma programação de backup semanal ou mensal impedirá o sistema de backup de consumir todos os recursos do servidor.

Conclusão

Ai está! Você acabou de concluir a configuração de backups automáticos para o seu site gratuitamente. Agora você pode dormir à noite sabendo que seu site está protegido contra desastres.

Às vezes, pequenos soluços de servidor e picos de tráfego podem atrapalhar sua agenda de backup. Portanto, lembre-se de verificar de vez em quando para ver se sua agenda de backup está funcionando pontualmente.

Was this article helpful?
Dislike 0