Começando Sua Jornada no WordPress

Você está aqui:

Defina o Conteúdo Principal

O primeiro e mais importante passo que você deve tomar antes de começar sua jornada no WordPress é saber o tipo de página que você quer lançar. Pode ser um blog, um site de ecommerce, um perfil de uma empresa, etc.

Se você está criando um site WordPress para uso pessoal, escolha um tópico em que ele irá focar. Em outras palavras, selecione um nicho para o seu conteúdo.

Pode ser qualquer coisa, desde fotografias e viagens até culinária. Escolha algo que é de seu interesse para que o processo de criação de conteúdo não se torne um fardo com o passar do tempo.

Uma vez que você tiver decidido o seu nicho, você terá que pensar qual é o objetivo final de seu site. Você planeja monetizar com ele ou é algo apenas para prazer? Quaisquer sejam os objetivos que você definiu, garanta que haja uma consistência.

Você ainda deve decidir um público-alvo: quem vai se beneficiar de seus textos? Isso vai afetar o formato, o estilo e o tom do seu conteúdo.

2. Tenha um Nome de Domínio

Outro passo crucial no qual você precisa pensar é decidir um nome de domínio. Isso porque o seu nome de domínio vai representar a sua marca como um todo. Portanto, ele precisa ser bem considerado.

O que a Wikipédia, o YouTube e a Netflix têm em comum? Um nome curto e único que é fácil de soletrar e de se lembrar. É assim que um nome de domínio deve ser. Você não quer espantar seus visitantes com um nome difícil de se lembrar ou de se soletrar.

3. Escolha um Serviço de Hospedagem de Sites

Para começar um site WordPress, você precisa encontrar o serviço de hospedagem de sites  certo. Existem alguns pontos importantes para considerar quando se escolhe um provedor de hospedagem:

  • Do que você precisa ‒ a quantidade de recursos que o seu site requer, qual o seu plano para os próximos 12 meses e o quanto o ele vai crescer.
  • Tempo operacional ‒ um serviço de hospedagem estável e que opera 24/7/365 é essencial.
  • Suporte ao consumidor ‒ se o seu site está fora do ar ou passando por algum problema, você vai querer um suporte ao consumidor para obter ajuda.
  • Fácil de usar ‒ muitos donos de sites não tem um histórico de ser programador. O painel de controle deve ser de fácil navegação.
  • Acessível ‒ cuidar do orçamento e dos custos é algo importante quando se está rodando um site com pensamento a longo prazo. Você não quer pagar mais por uma hospedagem que não atende às suas necessidades.

Com a F5 Network, você não terá que se preocupar com os pontos acima, já que nossa hospedagem possui preço acessível e tem qualidade premium. Nós também temos um chat de suporte em tempo real que é capaz de conectá-lo com nossos agentes de sucesso do cliente em menos de um minuto.

4. Instale o WordPress

Digite os detalhes necessários:

  • URL ‒ seu domínio registrado ou endereço de seu site WordPress.
  • Idioma ‒ escolha a língua primária para o WordPress.
  • Usuário administrador ‒ o nome de usuário que você usará para logar na dashboard do WordPress.
  • Senha do administrador ‒ a senha que você deve digitar para entrar na área de admin do WordPress.
  • Email do administrador ‒ insira um endereço de email ativo que será usado para notificações e para recuperar sua senha.
  • Título do website ‒ o título que será exibido na sua página.
  • Tagline do website ‒ um slogan ou uma curta descrição sobre o que é o site.

Clique no botão Instalar

5. Escolha um Tema

Quando você lançar o seu site WordPress, é preciso garantir que ele tem um belo visual e que funciona bem.

Cada tipo diferente de blog ou site pode exigir diferentes layouts e temas. Um site de ecommerce vai pedir um design mais complexo do que um blog, por exemplo.

A melhor coisa do WordPress é que ele tem uma quantidade impressionante de temas para você escolher.

Existem temas gratuitos e pagos. Alguns temas gratuitos populares do WordPress são ZakraShapely e Flash.

Enquanto UncodeDivi e X então entre os temas pagos recomendados.

Você pode navegar através da galeria de temas do WordPress para escolher aquele que combina com as suas necessidades.

Seleção de temas do WordPress

Para instalar um tema, simplesmente logue no seu Dashboard do WordPress e passe o mouse por cima da aba aparência e selecione temas.

Então, clique em Adicionar Novo. Procure pelo tema do WordPress que você deseja e então mova o cursor em direção a ele e clique no botão Instalar.

6. Instale os Plugins

Quando você cria um site do WordPress, você tem que escolher e instalar plugins. O WordPress proporciona milhares de plugins que vão ajudá-lo a expandir as funcionalidades dos seus sites, incluindo melhorias para o admin, segurança do website e muito mais.

Alguns dos plugins essenciais com os quais você pode começar são:

  • WooCommerce ‒ um plugin útil para se você quer configurar uma loja online. Perfeito para donos de sites que desejam vender seus produtos ou serviços através de sua página no WordPress.
  • Yoast SEO ‒ um dos melhores plugins de Search Engine Optimization (SEO). Ele ajuda a publicar conteúdo de melhor qualidade e otimizado para mecanismos de busca.
  • W3 Total Cache ‒ o plugin ajuda seu site a carregar mais rápido nos computadores de seus leitores em visitas posteriores.
  • Keyy Two Factor Authentication ‒ esse plugin de segurança protege o seu website de visitantes não autorizados. Ele deixa que você confirme sua identidade através de um dispositivo secundário.

Como instalar plugins:

  1. Vá até a seção Plugins no seu dashboard do WordPress.
  2. Clique no botão Adicionar Novo no topo de página.
  3. Escreva a palavra-chave do plugin específico do qual você precisa no campo de busca e pressione o botão Instalar Agora perto do plugin. Ou, se você já baixou o plugin anteriormente, apenas clique em Enviar Plugin. Então, clique em Escolher Arquivo, selecione o arquivo do plugin em seu computador e aperte em Instalar Agora.
  4. Para ativar o plugin após o processo de instalação, selecione a opção Ativar Plugin.

Conclusão

Depois disso tudo, você já sabe como lançar o seu site WordPress! Não é nem um pouco difícil, apesar de que você precisa pensar bastante enquanto planeja o seu projeto, já que há muitos assuntos a serem cobertos. Nós esperamos que esse tutorial ajude-o com o processo. 

Was this article helpful?
Dislike 0