Como Alterar o Hostname no CentOS 7

Você está aqui:
  • Home
  • Como Alterar o Hostname no CentOS 7

O Que é um Hostname?

Basicamente, o hostname é um nome que é fornecido para um computador dentro de uma rede. Muitos serviços de rede usam o hostname como um identificador do computador.

Por outro lado, os hostnames são feitos mais para o usuário do que para a rede, já que ela identifica dispositivos pelo endereço de IP. Portanto, o hostname é um identificador projetado para fazer o trabalho ser mais fácil para as pessoas, e não para o computador.

Apesar desse ser um conceito simples de aprender, ele costuma confundir muita gente. Em redes públicas como a internet, o hostname tem que ser combinado com o nome de domínio. Isso indica que “mini zona” da internet ele está. Por exemplo:

servidor1.exemplo.com

Neste caso, servidor1 é o hostname do computador que queremos acessar e exemplo é o domínio. Finalmente, .com é considerado o top-level domain.

Esses nomes identificáveis são chamados de “Fully Qualified Domain Names” (FQDN ou Nome de Domínio Completamente Qualificado) e incluem o nome do computador e do domínio associados com aquele computador.

Não existem restrições na implementação de um Hostname numa rede privada. Contudo, caso o computador tenha acesso à internet, isso tem que ser combinado com domínio.

Como Alterar o Hostname no CentOS 7 com Comandos

O Linux fornece uma série de recursos de servidor. Isso significa que, para mudar o hostname em máquinas com CentOS7, bastam apenas alguns passos.

Primeiro, temos que nos conectar ao nosso servidor usando SSH ou abrir um terminal do nosso computador.

Depois disso, é necessário ser o usuário root para mudar o Hostname. Para ganhar esse privilégio, use o comando de superusuário, como o seguinte:

su

Na hora de executar esse comando, precisamos digitar a senha root. Sem ela, não é possível continuar.

A seguir, podemos ver o atual hostname ao rodar o seguinte comando:

hostname

Como deu para ver, na hora de executar o comando hostname, nós podemos ver o hostname da máquina. Isso também é possível de se fazer com o seguinte comando:

hostnamectl

Neste caso, nós teremos mais informações relacionadas ao hostname.

Se desejarmos mudar o hostname, apenas temos que executar o seguinte comando:

hostnamectl set-hostname [onovohostname]

Por exemplo:

hostnamectl set-hostname test

Depois disso, nós temos que rodar o comando hostnamectl novamente para checar se as mudanças foram bem-sucedidas.

hostnamectl

Como Mudar o Hostname no CentOS 7 ao Editar o Arquivo /etc/hostname

Existe outra maneira de alterar o Hostname. Podemos fazer isso ao editar o arquivo /etc/hostname com um editor de texto como o vi ou o nano.

vi /etc/hostname

Assim que tivermos aberto o arquivo, iremos ver uma única linha onde o hostname está. Nós acabamos de substituí-lo com o nosso novo. Como estamos usando o Vi, pressione a tecla i para entrar no modo de inserção. Então, modifique o hostname.

Depois disso, aperte a tecla Esc para sair do modo de inserção e então as teclas W e então Q para salvar as mudanças e sair.

Agora, temos que verificar que tudo está funcionando. Para fazer isso, rode o seguinte comando:

hostnamectl

Hostnames Estáticos, Transientes e Pretty

Quando nós estabelecemos um Hostname usando o comando hostnamectl ou ao editar o arquivo /etc/hostname, ele se torna o nosso Hostname estático – ou seja, ele não muda.

Contudo, podemos definir um hostname temporário. Esse é chamado de hostname transiente. Ele só pode ser ficar ativo até que a gente reinicie o sistema. Para isso, temos que adicionar a opção -transient no comando hostnamectl.

hostnamectl set-hostname transienthostname –-transient

Então, nós checamos as mudanças.

hostnamectl

Finalmente, temos a opção de criar um Hostname com suporte para UTF-8 para melhorar ainda mais a sua apresentação. Esse tipo de hostname é conhecido como Pretty. Para criar um nesse estilo, devemos adicionar a opção -pretty para o comando hostnamectl.

hostnamectl set-hostname newprettyhostname –-pretty

Deste modo, podemos ter um Hostname com suporte para UTF-8.

Como Alterar Hostname com Painel de Controle da Hostinger

Se você está usando uma VPS da Hostinger, podemos simplificar o processo ainda mais usando o painel de controle da nossa hospedagem. Dali, você pode mudar o hostname sem usar o terminal.

Vá até os controles de VPS no seu painel de controle, clique em Outras Configurações e digite o seu novo hostname! Para aplicar as mudanças, clique no botão Salvar Alterações.

hostname
Was this article helpful?
Dislike 0