COMO ADICIONAR Validação DE FORMULÁRIO COM CONTACT FORM 7 NO WORDPRESS

Você está aqui:
  • Home
  • Wordpress
  • COMO ADICIONAR Validação DE FORMULÁRIO COM CONTACT FORM 7 NO WORDPRESS

Para quem necessita de informações verdadeiras, como endereço de e-mails válidos – para o desenvolvimento e sobrevivência do seu negócio online, trabalhar com um sistema de validação de dados não é uma opção, mas sim uma obrigação.

Se você já conhece o plugin Contact Form 7 e cria formulários com ele, hoje você vai descobrir uma ferramenta maravilhosa para tornar o uso desse plugin ainda mais avançado.

Validação Para Formulário Contact Form 7

Para que você consiga realizar todos passos que mostrarei a seguir, inclusive para entender o por quê de a validação para formulários Contact Form 7 é tão interessante, é primordial que você tenha o plugin instalado em seu sistema WordPress.

Afinal, O Que É Validação?

Você acessa um site e precisa preencher um formulário, daí alguns campos são de preenchimento obrigatório e ainda precisam seguir um padrão mínimo, como e-mail e telefone. Então, você insere todos os dados e ao clicar no botão de “enviar” ou “próximo” é informado que algum dado digitado não é válido? Pois bem, a validação de campos foi realizada e verificou-se que algum ou vários dos campos preenchidos continham informações que não estavam dentro do padrão permitido e esperado. O nome desse processo é Validação.

A validação de dados para formulários de cadastro, pesquisa e de contato é algo muito comum e extremamente necessário para evitar o recebimento de informações erradas e que não são válidas.

Jquery Validation For Contact Form 7

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Jquery Validation For Contact Form 7

Para quem deseja adicionar validação rápida aos formulários de contato WordPress criados com o Contact Form 7 o plugin Jquery Validation For Contact Form 7 é uma boa dica.

Trabalhando com jQuery, o Jquery Validation For Contact Form 7 adiciona validações aos campos do formulário de forma rápida, limpa e sem complicação. Ele possui 2 versões: Free e PRO, onde a gratuita – aquela que irei demonstrar o uso aqui, aceita configuração de validação para campos que devem receber URL, apenas Letras ou Números e até para números de cartão de crédito. BAIXAR |DEMO 

Criando e Configurando Validações

Com o Contact Form 7 e o plugin Jquery Validation For Contact Form 7, instalados e ativados em seu WordPress, podemos começar com as configurações de validação para os campos de seu formulário de contato.

No instante em que o Jquery Validation For Contact Form 7 for ativado, você será redirecionado para uma página muito básica de configurações do plugin.

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Pagina para Definicoes Basicas do Plugin

Onde você deve simplesmente clicar no botão Salvar alterações para garantir que mensagens de Erro – quando um campo for verificado como inválido, sejam exibidas ao lado do mesmo.

Após gravar as definições básicas do plugin, vamos iniciar as configurações de validação para os campos do nosso formulário de contato.

Validação de Campos

Ainda na Dashboard do seu WordPress, busque pelo menu correspondente ao plugin Contact Form 7 – onde você geralmente acessa para criar os formulários de contato do seu site. Acesse Contato > Formulários de contato.

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Formularios de Contato

Na página de Formulários de contato você poderá criar um novo formulário ou editar um já existente. Geralmente o Contact Form 7 traz um formulário padrão e básico já criado.

Neste tutorial, o primeiro campo que nós vamos adicionar com a configuração de validação de dados é o campo de texto que receberá o nome do visitante. Então, precisamos que a validação seja feita de forma que apenas letras sejam aceitas.

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Adicionar Campo de Texto

Clique para adicionar um campo de texto e um pop-up será exibido.

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Configurando Campo de Texto Para Validar Recebendo Apenas Letras

Marque então aquele campo de texto como Campo obrigatório e na opção Classe do atributo, adicione a classe: lettersonly. Essa classe é reservada ao plugin Jquery Validation For Contact Form 7 indicando que a validação para receber “apenas letras” seja realizada.

Depois, clique no botão Inserir tag.

Agora vamos adicionar um campo de e-mail com validação. Para isso, escolha o campo do tipo e-mail e no pop-up para configurar o campo, marque apenas como Campo obrigatório e depois no botão para inserir o campo ao formulário (Inserir tag).

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Configurando Campo de Email

Para campos do tipo “e-mail” não é necessário adicionar uma classe para validação, porque o plugin Jquery Validation For Contact Form 7 entende que se o campo é do tipo e-mail, a validação para endereços de e-mail deverá ser realizada ali.

O próximo e último campo que iremos adicionar ao formulário é o de endereço do site ou URL.

Como Adicionar Validacao Para Formulario Contact Form 7 - Configurando Campo de URL

Escolha o tipo de campo URL. E atribua a ele a classe: url.

Jquery Validation For Contact Form 7 trabalha com classes reservadas, que quando adicionadas aos fields (campos) do formulário, a validação do mesmo é feita baseando-se na classe existente ali.

Para a versão Free do plugin, as classes disponíveis  são:

  • Validação de Url: Quando precisa validar URLs.
    • Use a classe url. Exemplo de validação: http://www.example.com
  • Validação de Números: Quando se quer validar um campo que deve receber apenas números.
    • Use a classe number. Exemplo de validação : 7645.46
  • Validação para Dígitos: Quando se quer validar um campo que recebe apenas dígitos. Não são aceitos números decimais.
    • Use a classe digits. Exemplo de validação : 7645
  • Validação para Cartão de Crédito: Quando precisa validar número de cartão de crédito.
    • Use a classe creditcard. Exemplo de validação: 5520010511051954
  • IBAN (International Bank Acccount number): Quando precisa validar conta de banco internacional.
    • Use a classe iban. Exemplo de validação: AL47212110090000000235698741
  • Apenas letras: Quando precisa validar caracteres existentes no alfabeto.
    • Use a classe lettersonly. Exemplo de validação: abcdefghijkl

Para ver todas as classes disponíveis, tanto para a versão gratuita, quanto para a PRO (paga) você pode acessar a página com métodos de validação do plugin.

Testando a Validação

Após copiar a shortcode do formulário que acabamos de configurar e adicionar à uma das páginas do seu site, precisamos testar se as validações estão funcionando corretamente.

Olha só como fiz os meus testes:

Você vai perceber que as mensagens de validação que são exibidas, quando os dados digitados estiverem diferentes daqueles que devem ser aceitos, estarão em inglês. Não se preocupe, você pode utilizar uma ferramenta incrível para fazer a tradução dessas mensagens e de qualquer Tema ou Plugin que você possua em seu WordPress.

Conclusão

Trabalhar com validação de dados para formulários de contato, cadastro e de orçamento é algo excelente para economizar tempo – verificando informações verdadeiras das falsas -, pois reduz a possibilidade de erro por parte dos visitantes do site.

O plugin Jquery Validation For Contact Form 7 mostra-se como uma ferramenta muito interessante para tornar o uso do Contact Form 7 melhor e ainda mais avançado. Por isso, vale a pena sem sombra de dúvidas, testar e avaliar o plugin na prática!

Was this article helpful?
Dislike 0