A maneira mais popular para garantir a segurança e se livrar de spams é com a utilização do reCAPTCHA. Para quem ainda não está familiarizado com o termo – o que é bem difícil -, o reCAPTCHA é aquele checkbox que você tem que marcar para comprovar que você é um humano e não um robô.
Pois bem, hoje a utilização do reCAPTCHA é muito comum em sites de downloads e também para formulários de contato – evitando que a sua caixa de entrada fique cheia de mensagens que não são tentativas de contato reais. Evitar spam é imprescindível para garantir o bom desempenho do seu servidor e claro, a sua saúde mental também!
Como Adicionar reCAPTCHA em um Formulário Sem Plugin
Para conseguir adicionar a verificação reCAPTCHA aos seus formulários WordPress sem a instalação de plugins é preciso que você já tenha algum formulário criado e configurado em seu site.
Integrando o reCAPTCHA
Se você já tem um formulário de contato criado com Contact Form 7, agora podemos acessar o Google reCAPTCHA para gerar algumas informações necessárias para a integração da verificação reCAPTCHA.
Dentro do seu Painel do WordPress, acesse Contato > Integração.
Na nova página que será carregada, clique no link google.com/recaptcha para conseguir gerar as chaves de API que precisaremos para a integração em nosso site.
Já no site do Google reCAPTCHA, você deve clicar no botão My reCAPTCHA.
Assim que você clicar no botão My reCAPTCHA será necessário realizar login com a sua conta Google.
Caso já esteja logado, você verá uma nova página com um formulário para registrar o seu site. Você precisa preenchê-lo para gerar as chaves de API para uso do reCAPTCHA.
No campo Label você vai definir um nome ao seu reCAPTCHA. É importante para identificar para qual site aquele código foi criado.
Em Choose the type of reCAPTCHA escolha a primeira opção, pois é a que deve ser utilizada em sites para a verificação que precisamos. Assim que você escolher a opção reCAPTCHA v2, uma nova área de texto será exibida e você deve adicionar o endereço do seu site ali.
Marque o checkbox para aceitar os termos de serviço do reCAPTCHA.
E por último, clique no botão Register.
Site devidamente registrado, você já terá numa nova página as chaves que precisamos para realizar a integração com o nosso site WordPress: Site key e Secret key.
Mantenha a página do Google reCAPTCHA aberta e em outra aba volte para seu Painel Administrativo e em Contato > Integração clique no botão Configurar chaves.

Dois campos serão exibidos e você deve inserir as chaves que acabamos de obter (Site key e Secret key).
Depois clique em Salvar.
Adicionando o reCAPTCHA ao Formulário
Toda a integração concluída com sucesso, só nos resta adicionar a verificação reCAPTCHA aos nossos formulários Contact Form 7.
Acesse a sua lista de formulários (Contato > Formulários de contato) e clique para editar aquele em que você deseja adicionar o reCAPTCHA.
Agora que nós já temos o reCAPTCHA integrado ao nosso site, um novo botão estará presente na lista de elementos que o Contact Form 7 nos oferece para a criação de nossos formulários.
Você precisa adicionar o reCAPTCHA antes do botão “Enviar”. Para isso basta colocar o cursor antes do botão de enviar e clicar na opção reCAPTCHA.
Assim que clicar para adicionar o reCAPTCHA, uma janela com seleções para a aparência será exibida. Faça as suas customizações e clique em Inserir tag.
A seguir a marcação do reCAPTCHA será adicionada ao seu formulário.
Clique no botão SALVAR.
Formulário com reCAPTCHA
Você já gerou as chaves de API no Google reCAPTCHA, realizou a integração com o serviço e acabou de adicionar a verificação reCAPTCHA ao seu formulário de contato.
Agora o que está faltando é ver como ficou no nosso site e testar se está funcionando. Então acesse a página onde o formulário está e veja como ficou a aparência e execução de verificação do reCAPTCHA.
O meu formulário de contato com verificação reCAPTCHA (sem uso de plugin) ficou assim:
Conclusão
A importância de utilizar ferramentas e tecnologias que blindem o nosso site de enviar spams, enchendo a caixa de entrada dos nossos e-mails e consequentemente derrubando o servidor – sim, isso pode acontecer e é mais comum do que você pode imaginar -, é enorme!
É por facilitar e prevenir abusos e spams que o reCAPTCHA é tão utilizado em todo o universo WEB. Ele garante que robôs mal intencionados não prejudiquem o desempenho do servidor, consumindo banda desnecessária. Por isso que você precisa hoje mesmo integrar a verificação reCAPTCHA ao seu site WordPress.