COMO RESOLVER “TIPO DE ARQUIVO NÃO PERMITIDO POR RAZÕES DE SEGURANÇA” NO WORDPRESS

Você está aqui:
  • Home
  • Wordpress
  • COMO RESOLVER “TIPO DE ARQUIVO NÃO PERMITIDO POR RAZÕES DE SEGURANÇA” NO WORDPRESS

Como usuário do WordPress, chegará o momento em que você precisará enviar alguns tipos de arquivos para o seu site.

Talvez você esteja criando um site que permita que os usuários façam o download de arquivos ou talvez você queira adicionar um brinde de incentivo no seu formulário de inscrição por email.

No entanto, em breve você descobrirá que o WordPress realmente não gosta quando você sobe tipos específicos de arquivos. Se você tentar enviar um arquivo do qual o WordPress não gosta, receberá um erro dizendo “Desculpe, este tipo de arquivo não é permitido por motivos de segurança”

Tipo de Arquivo Não Permitido por Razões de Segurança no WordPress

Primeiro de tudo, este é um erro comum para a maioria dos blogueiros e usuários do WordPress. Então, não se assuste ou entre em pânico. O problema também pode ser facilmente corrigido.

O próprio sistema do WordPress é responsável por este erro. Embora o WordPress seja um sistema de gerenciamento de conteúdo, ele ainda tem um sistema de filtragem muito restrito para aceitar apenas alguns tipos selecionados de arquivos no sistema.

este arquivo nao pode ser enviado por questoes de seguranca wordpress

E, ao tentar enviar um arquivo que não está na lista de arquivos com suporte do WordPress, você encontrará o erro “Desculpe, este tipo de arquivo não é permitido por motivos de segurança”.

O Que Causa Este Erro?

Como você sabe, existem muitos tipos diferentes de arquivos usados por diferentes tipos de aplicativos. Por exemplo, .AI é um tipo de arquivo muito comum usado pelo Adobe Illustrator.

Esse tipo de arquivo é amplamente usado por designers e ilustradores para salvar e compartilhar seu trabalho.

Porém, não se surpreenda se você receber um erro “Desculpe, este tipo de arquivo não é permitido por razões de segurança” ao tentar enviar um arquivo .AI para o WordPress porque o tipo de arquivo não está na lista de arquivos suportados do WordPress.

Tipos de Arquivos Permitidos

Esta é a lista completa de tipos de arquivos permitidos no WordPress por padrão:

Imagens:

  • .jpg
  • .jpeg
  • .png
  • .gif
  • .ico

Documentos:

  • .pdf (Portable Document Format; Adobe Acrobat)
  • .doc.docx (Microsoft Word)
  • .ppt.pptx.pps.ppsx (Microsoft PowerPoint)
  • .odt (OpenDocument Text)
  • .xls.xlsx (Microsoft Excel)
  • .psd (Adobe Photoshop)

Áudio:

  • .mp3
  • .m4a
  • .ogg
  • .wav

Vídeo:

  • .mp4.m4v (MPEG-4)
  • .mov (QuickTime)
  • .wmv (Windows Media Video)
  • .avi
  • .mpg
  • .ogv (Ogg)
  • .3gp (3GPP)
  • .3g2 (3GPP2)

1. Resolver Utilizando Plugin de Tipos Mime

Existem vários plugins de tipos mime que ajudam você a adicionar seus próprios tipos de arquivos à lista de arquivos suportados no WordPress, como Pro Mime TypesMime Types Extended, and Unsafe Mimetypes. Infelizmente, a maioria desses plugins está desatualizada.

Em nosso tutorial vamos utilizar o plugin WP Add Mime Types, pois ele foi atualizado para oferecer suporte às versões mais recentes do WordPress. Sinta-se à vontade para tentar usar um plugin diferente, se preferir.

Adicione o Plugin WP Add Mime Types

Para instalar o plugin, faça o login no seu painel do WordPress e vá para Plugins > Adicionar Novo.

Instalar Plugin WP Add Mime Types

Procure o plugin WP Add Mime Types e clique nos botões instalar e ativar para habilitar o plugin.

Personalize o Plugin com os Tipos de Arquivos

Após a instalação, um novo menu será adicionado no seu painel WordPress em Configurações > Mime Type Settings.

Nesta página, você pode adicionar certos tipos de arquivos para adicioná-los ao sistema WordPress.

personalizando mime type plugin

Procure o tipo de arquivo que você deseja adicionar, copie e cole-o na caixa Add Values.

Certifique-se de copiar a linha inteira relacionada à extensão de tipo de arquivo que você está tentando adicionar.

Em seguida, clique no botão Salvar para salvar as alterações. Quando o tipo de arquivo estiver ativado, ele será realçado em vermelho na lista.

mime type plugin - tipo mime ativado

O único problema com este método é que mesmo os plugins de tipo MIME têm limites quando se trata de adicionar certos tipos de arquivos.

Por exemplo, o plugin não permite o upload de arquivos .AI.

Mas, o segundo método que vamos mostrar agora permite evitar esse problema e carregar qualquer arquivo desejado.

2. Resolver Editando o Arquivo WP-Config.php

WP-Config.php é um arquivo central usado pelo WordPress que lida com muitas das funcionalidades do WordPress. Você pode editar este arquivo para desabilitar o sistema que impede o carregamento de determinados tipos de arquivo. Depois disso, você poderá fazer o upload de qualquer tipo de arquivo desejado.

Acesse o Seu Servidor

Você pode acessar e baixar o arquivo WP-Config.php usando um cliente FTP ou fazendo login no cPanel do seu servidor e usando o Gerenciador de arquivos.

Navegue até a pasta pública em que seu site WordPress está hospedado e onde estão localizados todos os arquivos principais do WordPress.

Edite o Arquivo WP-Config.php

Em seguida, abra e edite o arquivo WP-Config.php com seu editor de texto preferido:

Ftp editando arquivo wpconfig tipos mime

Depois de abrir o arquivo, basta pesquisar por /* That’s all, stop editing! Happy blogging. */ ou /* Isto é tudo, pode parar de editar! 🙂 */

Em seguida, cole a seguinte linha de código logo acima dela:

123 define(‘ALLOW_UNFILTERED_UPLOADS’, true); 
alterando arquivo wpconfig com tipo mime

3. Resolver Usando o Filtro upload_mimes

Se você quiser resolver o problema de fazer upload de tipos de arquivo adicionais para o WordPress, mas sendo seletivo e permitindo apenas um subconjunto controlado de tipos de arquivo, o melhor que você pode fazer é usar o filtro upload_mimes. Como sempre, você tem todas as informações no Codex do WordPress.

Este filtro é super fácil de usar. Você só precisa adicionar um pedaço de código semelhante ao seguinte no arquivo functions.php do seu tema (de preferência tema filho para não perder as alterações):

12345678910111213 add_filter( ‘upload_mimes’, ‘my_myme_types’, 1, 1 );function my_myme_types( $mime_types ) { $mime_types[‘svg’] = ‘image/svg+xml’;  // Adiciona extensão .svg$mime_types[‘json’] = ‘application/json’;  // Adiciona extensão .json unset( $mime_types[‘xls’] ); // Remove extensão .xlsunset( $mime_types[‘xlsx’] ); // Remove extensão .xlsx return $mime_types;} 

A linha 2 indica que a função my_mime_types será executada com o filtro upload_mimes.

As linhas 3 a 11 definem essa função. my_mime_types tem um único parâmetro ($mime_types) – a lista de tipos de arquivos permitidos.

Se você quiser permitir arquivos SVG e JSON na biblioteca de mídia, basta adicionar as linhas 5 e 6, respectivamente.

É assim que funciona: para adicionar um novo tipo de arquivo, basta criar uma nova entrada na lista $mime_types com a extensão do arquivo e o tipo mime.

Para encontrar o tipo mime adequado de uma extensão, vá para a lista oficial de tipos de mídia que a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) define.

Por outro lado, você também pode desativar determinados tipos de arquivos. Você pode proibir os tipos de arquivo desejados simplesmente descompactando suas entradas na matriz $mime_types, como fiz nas linhas 8 e 9, onde desabilitei o upload de arquivos do Microsoft Excel.

O Problema Ainda Persiste?

Os métodos acima devem fazer o truque para ajudar você a carregar quase qualquer tipo de arquivo que você deseja no WordPress.

No entanto, se você ainda receber o mesmo erro, tente entrar em contato com o provedor de hospedagem e procurar ajuda. Algumas hospedagens bloqueiam alguns tipos de arquivos também por razões de segurança.

Conclusão

Como você pode ver aqui, modificar o comportamento padrão do WordPress para ter maior controle sobre os tipos de arquivos permitidos em sua instalação é muito simples.

Was this article helpful?
Dislike 0